PROJETO TV NO PARQUE

Saiba mais clicando aqui!
(arquivo em .pdf)
• Baixe a ficha de inscrição
• Baixe a ficha de autorização
O Media Sana é um coletivo de artistas multimídia que atua nas relações entre a comunicação e a cidadania. As apresentações ao vivo do grupo sugerem uma experimentação que, de certa maneira, viabiliza o acesso do cidadão comum ao complexo midiático – a reciclagem de mídia.

Esta reciclagem se dá por meio da re-utilização de imagens, manchetes de jornal, textos informativos e depoimentos proferidos nos canais de televisão, escolhidos segundo critérios de conteúdo semântico, sonoridade, disposição gráfica e teor político.

Estes recortes da mídia são associados às notas de uma trilha musical e compõem uma “canção midiática”, com estrutura de letra e refrão. Estas canções são criadas a partir de um tema ligado às questões de cidadania (televisão, ecologia, etc.) e podem ser recriadas e atualizadas ao incorporar novas amostras coletadas.

Ao vivo o grupo toca instrumentos eletrônicos (teclado e sampler) conectados via linguagem MIDI a computadores que geram imagens pré-gravadas e efeitos projetados num telão. É um espetáculo de execução musical e montagem de vídeo, sincronizados em tempo real. Após as apresentações o grupo grava depoimentos do público sobre os temas apresentados para serem inseridos nas composições em futuras apresentações.

Ao utilizar-se de recortes da mídia para criar novas composições audiovisuais de teor comunicativo o Media Sana busca estabelecer uma relação de diálogo com os grandes meios de comunicação. Ao criar uma verdadeira interatividade entre o público e os veículos de comunicação o Media Sana devolve ao cidadão o exercício da cidadania, reinserindo-o politicamente como formador de opinião, e não apenas um receptor passivo.

O coletivo defende a isenção de propriedade autoral de suas composições, sendo estas consideradas como obras de código aberto e de domínio público. A utilização de imagens produzidas por terceiros neste projeto se apóia juridicamente no artigo 46º do capítulo IV da Lei de Direito Autoral N. 9610, de 19 de fevereiro de 1998, que afirma não constituir ofensa aos direitos autorais “a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra.”

Além de propiciar diversão o Media Sana objetiva sensibilizar o público espectador para questões ligadas ao exercício da cidadania, oferecer-se como canal de expressão da opinião pública e sugerir pautas sociais para os veículos da grande mídia.

A fim de atingir seus objetivos o Media Sana realiza apresentações em festas, festivais, congressos e em praças públicas dos bairros da cidade de Recife quando usa uma estrutura móvel montada em uma van. Além de apresentações o grupo oferece oficinas, participa de debates e disponibiliza informações e os registros das composições para download neste site.


Integrantes

Felipe Machado - machado.felipe(em)gmail.com

Gabriel Furtado - gabriel(em)mediasana.org

Kelly Lima - kelly(em)mediasana.org

Queops Negão - queops(em)mediasana.org

Leandro Guima - leandro(em)riseup.net

Pixel - vjpixel(em)gmail.com